O acetaminofeno, também conhecido como paracetamol e N-acetil-p-aminofenol (APAP), é usado principalmente para o tratamento da dor e/ou febre.
O acetaminofeno está amplamente disponível e encontrado em vários produtos, e as pessoas geralmente subestimam sua toxicidade.
Não surpreendentemente, o acetaminofeno continua sendo uma das principais causas de overdose e insuficiência hepática relacionada à overdose e morte em vários países.
A intoxicação por acetaminofeno pode ocorrer após uma única ingestão aguda ou pela ingestão repetida de quantidades subterapêuticas.
Suspeita-se que mesmo doses terapêuticas repetidas ou levemente excessivas possam ser hepatotóxicas em indivíduos suscetíveis, como pessoas com transtornos por uso de álcool.
A dosagem máxima recomendada de acetaminofeno é de 4 gramas/dia em um adulto e 90 mg/kg/dia em crianças.
Em adultos e adolescentes, qualquer indivíduo que apresente relato de quantidade desconhecida de paracetamol ingerido ou que apresente histórico não confiável ou questionável sobre o tempo de ingestão, deve ser submetido a determinação plasmática de paracetamol e deve ser tratado com acetilcisteína.
A acetilcisteína pertence à classe de medicamentos chamados agentes mucolíticos.
A acetilcisteína é um derivado sintético N-acetil e pró-fármaco do aminoácido endógeno L-cisteína, precursor do antioxidante glutationa (GSH) por conta disso também é utilizado com antídoto em casos de toxicidade do paracetamol.
Um dos mecanismos pelos quais o uso excessivo de paracetamol pode causar insuficiência hepática aguda é sua capacidade de esgotar o antioxidante glutationa e, neste caso, a acetilcisteína é capaz de neutralizar o produto tóxico do paracetamol e restabelecer os níveis de glutationa.
A duração do tratamento com N-acetilcisteína é determinada pelo tipo de ingestão e pela presença ou ausência de concentrações séricas elevadas de alanina aminotransferase (ALT).
Quer dominar farmacologia e ter maior segurança em seu atendimentos? Clique neste link e participe de um dos nossos cursos: https://www.incafcursos.com/cursos
Comments