No fim do ano de 2021, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova associação medicamentosa que pode ser utilizada no tratamento de obesidade no Brasil.
Os dois fármacos associados que podem auxiliar na perda de gordura corporal são: cloridrato de bupropiona e o cloridrato de naltrexona, sob o nome comercial de Contrave®, da Merck.
Ao serem utilizados de forma individual, ambos os fármacos não possuem efeitos significativos no tratamento da obesidade, porém, se juntos na mesma cápsula, podem promover perdas de até 7% do peso total do paciente.
De acordo com especialistas da área de saúde, essa associação chegou tarde no Brasil se comparados com sua comercialização na Europa e na América do Norte, que já acontece há mais de 7 anos.
Porém, esse motivo facilitou a vinda deles para o país, já que após longo tempo de uso e poucos efeitos negativos, eles puderam ser considerados medicamentos eficazes e seguros, promovendo assim, sua liberação em solo nacional.
Entenda como funciona a nova associação para o tratamento de obesidade no Brasil
A associação ajudará na redução do apetite do paciente por meio de uma ação dos neurotransmissores.
Assim, além do aumento na sensação de saciedade, a pessoa que receber a prescrição sobre o produto poderá sentir menos fome durante o dia, reduzindo sua alimentação.
Vale ressaltar que o Contrave® pode causar convulsões e não deve ser utilizado em pacientes que têm distúrbios convulsivos. O medicamento deve ser interrompido e não reiniciado em pacientes que tenham sofrido uma convulsão durante o tratamento.
A comercialização da cápsula que envolve as duas substâncias só poderá ser realizada a partir do segundo semestre de 2022.
Fator que faz com que a Anvisa possa indicar, com antecedência, o medicamento aos profissionais que cuidam de pacientes obesos.
Aperfeiçoe seu currículo através de um dos nossos cursos e aumente suas chances no mercado de trabalho: Clique aqui para participar!
Fontes:
FDA Aprova Medicamento Antiobesidade. Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Disponível em: https://abeso.org.br/fda-aprova-medicamento-antiobesidade/
Novo medicamento para obesidade é aprovado no Brasil. Abril. Disponível em: https://saude.abril.com.br/coluna/futuro-do-diabete/novo-medicamento-para-obesidade-e-aprovado-no-brasil/
Comments