Anvisa autoriza a comercialização de spray nasal para depressão
- gustavogleria
- 6 de nov. de 2020
- 1 min de leitura

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autorizou recentemente a venda do primeiro spray inalável para auxiliar no tratamento da depressão.
O produto que será fabricado e comercializado pela Johnson & Johnson é indicado para adultos com sintomas resistentes à doença, idéias ou comportamentos suicidas. Entretanto seu uso será prescrito caso a aplicação de outras duas terapias anteriores não tenham surtido nenhum tipo de efeito.
O Spravato deve chegar ao mercado brasileiro até a metade do primeiro semestre de 2021.
O medicamento tem como princípio ativo o cloridrato de escetamina. De acordo com a publicação da revista Veja, o fármaco começa a fazer efeito no cérebro em algumas horas, fator essencial para pacientes portadores da doença.
A escetamina atua principalmente como um antagonista não competitivo do receptor N-metil D-Aspartato (NMDA). Também atua como um inibidor da recaptação da dopamina, mas, ao contrário da cetamina, não interage com os receptores sigma.
Segundo análises de clínicas especializadas na doença, e que estão em fase 3 de testes, a escetamina reduziu os sintomas depressivos em até 24 horas após a primeira aplicação.
Depois de um mês de tratamento, 70,7% dos pacientes registraram melhora significativa no quadro.
Participe do nosso Canal no Telegram e acompanhe as novidades do mercado farmacêutico: Clique aqui para participar!
Fonte: Panorama Farmacêutico
Comments