top of page

Anvisa divulga nota sobre uso da ivermectina


Nesta semana, muitos veículos de comunicação e rumores sobre o uso da ivermectina no combate à COVID-19 foram levantados. Porém, com o objetivo de esclarecer os rumores e acalmar a população, a Agência Nacional de Vigilânia Sanitária (ANVISA) divulgou nota oficial nesta sexta feira (10).


Basicamente, o órgão afirma que ainda não existem estudos conclusivos que comprovem a utilização da medicação no tratamento e nem que tenham apresentado uma eficácia ideal que justifique o uso contínuo da ivermectina no tratamento. 


O que é possível ressaltar até o momento, é que os componentes da ivermectina auxiliam nos principais sintomas que ocasionam a COVID-19 como os antitérmicos e os analgésicos. 


De acordo com base nos dados do estudo liderado pela clinicaltrial.gov, até o momento existem 26 teorias que começam a comprovar a eficácia deste produto no tratamento da COVID-19. Porém, no Brasil, apenas um estudo foi realmente protocolado com a defesa do medicamento. 


Porém,o mesmo não passou pela autorização da Anvisa, tendo sua continuidade finalizada por falta de apoio do órgão. 


Atualmente, a ivermectina vem sendo utilizada para o tratamento de várias condições de saúde ocasionadas por parasitas ou vermes de diversas espécies. 


Finalizando o comunicado, a Anvisa disse que a utilização da ivermectina sem a orientação médica ideal, e principalmente sem provas, pode trazer diversas consequências para o organismo e, ao invés de ajudar no quadro de combate ao coronavírus, pode transformá-lo em algo muito pior.


Participe do nosso Canal no Telegram e acompanhe as novidades do mercado farmacêutico: Clique aqui para participar!


Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/esclarecimentos-sobre-ivermectina-/219201?p_p_auth=fuf2lnIg&inheritRedirect=false&redirect=http%3A%2F%2Fportal.anvisa.gov.br%2Fnoticias%3Fp_p_auth%3Dfuf2lnIg%26p_p_id%3D101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3D_118_INSTANCE_KzfwbqagUNdE__column-2%26p_p_col_count%3D2

523 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page