top of page

Autotestes de Covid-19: Entenda o porquê ainda não ter chegado no Brasil


Apesar de ser uma alternativa rápida de controle do vírus, os autotestes de Covid-19 ainda não chegaram ao Brasil, mesmo já sendo utilizados em outros países.


Em alguns lugares da América Latina o produto já pode ser encontrado nas farmácias e em outros estabelecimentos, podendo possibilitar um controle maior sobre a propagação da doença.


Com esse tipo de serviço, os hospitais e outros pontos de saúde poderiam acabar não sofrendo com longas filas devido ao excesso de pessoas que procuram saber se estão com o vírus no corpo.


E é exatamente isso que vem ocorrendo nos centros de saúde brasileiros, com a nova alta da doença: hospitais já relatam alta na espera por exames sobre o vírus, o que pode acabar espalhando ainda mais o Covid-19.


O motivo para que o país ainda não possua a venda legalizada de autotestes envolve a obrigatoriedade de uma autorização por parte da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).


Porém, para isso ocorrer, é necessário que o Ministério da Saúde organize uma estratégia de ação envolvendo o produto, que engloba medidas de segurança e educação da população, além de outros fatores mais técnicos.


Esses fatos podem acontecer durante o período de 2022, o que, visando o longo prazo, pode possibilitar a comercialização dos autotestes de Covid-19 ainda neste ano.


O que são os autotestes de Covid-19?


Autotestes são serviços que podem ser encontrados em farmácias e outros estabelecimentos de vendas de produtos para a saúde.


Com eles, o usuário poderá ter o resultado sobre a detecção de algum sistema diferente dentro do seu corpo em poucos minutos.


No Brasil já temos três serviços deste tipo sendo comercializados em farmácias:

  • Teste de gravidez;

  • Teste de HIV;

  • Teste de glicemia.

Ambos passaram anteriormente pela estratégia de educação e testes feitos pelo Ministério da Saúde. Pontos que ainda faltam serem finalizados para a venda do produto sobre o Covid-19.


No caso deste serviço ocorre a identificação do antígeno do SARS-COV-2, que é o mesmo utilizado em exames laboratoriais envolvendo a análise da doença em um corpo humano.


149 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page