O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais. Além de produzir a sensação de “luta ou fuga” que você sente quando está sob estresse, o cortisol tem a importante função de reduzir a inflamação no corpo.
Os corticosteroides (muitas vezes chamados apenas de “esteroides”) são versões sintéticas do cortisol e são usados para tratar condições inflamatórias, como artrite, lúpus, doença de Crohn, asma, câncer e erupções cutâneas.
Os corticosteroides são diferentes dos esteroides anabolizantes que ajudam a construir músculos.
Os esteroides comumente prescritos incluem prednisona, prednisolona, cortisona, hidrocortisona e budesonida.
O principal mecanismo de ação anti-inflamatória dos corticoides é o bloqueio duplo da cascata do ácido araquidônico, por meio da indução da lipocortina, que age inibindo a fosfolipase A2 e da inibição das COXs, que possuem papel crucial na mediação da inflamação ao produzir prostaglandinas e prostaciclinas.
Esses medicamentos são altamente eficazes na redução da inflamação, mas também têm alguns efeitos adversos preocupantes. Uma delas é o ganho de peso.
Os esteroides causam ganho de peso alterando o equilíbrio de eletrólitos e água do corpo, bem como seu metabolismo – a maneira como ele usa e armazena lipídios, aminoácidos, proteínas, carboidratos e glicose, entre outras coisas. Esses fatores contribuem para o ganho de peso, causando: aumento do apetite, retenção de fluidos e mudanças em onde o corpo armazena gordura.
Muitas pessoas que tomam esteroides notam aumento de gordura no abdômen, rosto e pescoço. Mesmo se você controlar com sucesso o ganho de peso induzido por esteroides, você pode parecer mais pesado enquanto estiver tomando essas drogas por causa dessa redistribuição de gordura.
Geralmente, quanto maior a dose do esteroide e quanto mais tempo você estiver nele, maior a probabilidade de você encontrar ganho de peso.
A boa notícia é que, uma vez que os esteroides são interrompidos e seu corpo se reajusta, o peso geralmente diminui.
Quer Dominar Farmacologia? Clique neste link e participe de um dos nossos cursos:https://www.incafcursos.com/cursos
Commentaires