top of page

Farmacêutico Hospitalar - Guia completo da carreira


A carreira de farmacêutico hospitalar é uma das principais alternativas para quem quer começar na área da saúde com uma importante valorização.


Em geral, a especialização permite que o profissional tenha mais opções de emprego e uma remuneração mais elevada, já que a carreira contempla diferentes níveis, como farmacêutico clínico a gestor farmacêutico.


No entanto, os conhecimentos para exercer a função de forma plena requer habilidades multidisciplinares, ou seja, um conhecimento extra fora à área da saúde.


Por isso, a INCAF Cursos preparou este conteúdo com todas as principais informações que você precisa levar em consideração caso esteja interessado em seguir a carreira de farmacêutico hospitalar.


O que é um farmacêutico hospitalar?


O farmacêutico hospitalar é o agente de saúde responsável pelos processos presentes no setor da farmácia do hospital. 


Deste modo, ele é um dos principais profissionais do hospital onde atua porque a sua função determina um funcionamento pleno dos demais setores.


Uma vez que você assuma uma vaga, é preciso controlar todos os medicamentos do hospital. 


Sendo assim, medicamentos devem ser padronizados, recebidos, armazenados e requisitados antes mesmo que acabe.


Fora isso, o farmacêutico hospitalar também costuma trabalhar na manipulação de medicamentos a partir das técnicas aprendidas em cursos e aulas.


Além disso, vale ressaltar também que o profissional costuma desempenhar funções administrativas nos hospitais, como na Comissão de Infecção Hospitalar (CCIH) e na Comissão de Farmácia e Terapia (CFT).


Quais as funções do farmacêutico hospitalar?


O farmacêutico hospitalar pode trabalhar de diferentes formas, mas no geral, os farmacêuticos clínicos e os gestores farmacêuticos costumam ser as mais populares.


Farmacêutico Clínico


Geralmente, este profissional costuma ter responsabilidades limitadas. Desta forma, as suas atribuições são consideradas menos complexas.


Muitas vezes, ele acaba ficando responsável por exercer atividades mais simples, como o atendimento aos pacientes em procura de determinadas medicações e a verificação do estoque hospitalar, por exemplo.


Gestor Farmacêutico


Já o gestor farmacêutico pode desenvolver as funções de um farmacêutico clínico e outras mais complexas. 


Em geral, esta função é responsável pelo bom andamento de toda a área farmacêutica do hospital e por isso requer uma experiência de longa data.


Quais as atribuições do farmacêutico hospitalar?


O farmacêutico hospitalar é um dos principais profissionais da área da saúde de qualquer hospital e por isso desempenha dezenas de atribuições.


Em geral, o profissional:

  • Atende pacientes e esclarece dúvidas quanto ao uso de medicamentos;

  • Gerencia os insumos e as medicações do hospital;

  • Cria a logística de distribuição e padronização dos medicamentos;

  • Representa o setor farmacêutico em reuniões e comissões do hospital;

  • Fica títulado da responsabilidade da saída e entrada de medicamentos;

  • Produz normas e regras com finalidade de garantir bons fornecedores;

  • Encarregado da logística de dispensação dos medicamentos em caráter digital;

  • Fica responsável pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS);

  • Realiza relatórios e análises em relação aos custos e suas respectivas consequências dos medicamentos cedidos aos pacientes;

  • Fica encarregado da manipulação farmacêutica no hospital;

  • Realiza inspeções em relação à qualidade dos insumos e medicamentos recebidos;

  • Encarregado pela vigilância das boas práticas farmacêuticas do hospital;

  • Cria relatórios e editais de compra em relação às necessidades farmacêuticas do hospital.

No entanto, vale destacar que as funções variam de hospital por hospital. Então pode ser que haja ainda mais atividades ou a não obrigatoriedade de exercer determinadas funções no hospital.


Áreas de atuação


O farmacêutico hospitalar pode atuar em todos os três tipos de hospitais que existem hoje, hospital privado, hospital público e hospital filantrópico.


Vale destacar, no entanto, que a especialização na área hospitalar não limita o profissional nesta profissão apenas. Ou seja, você sempre pode retornar para as outras possibilidades da área farmacêutica.


Além disso, os diferentes tipos de hospitais apresentam uma característica diferente e por isso é importante se atentar a qual área de atuação você escolheu.


Tendo isso em mente, a INCAF Cursos vai detalhar as três áreas de atuação de um farmacêutico hospitalar, destacando seus lados positivos e negativos.


Hospital privado


O hospital privado é um dos preferidos dos profissionais que estão na área farmacêutica em razão dos maiores salários e benefícios que esses hospitais costumam dar em comparação aos demais.


Em geral, os maiores benefícios de escolher essa área de atuação são os salários mais altos e a facilidade logística extra, que geralmente conta com softwares e hardwares de alto nível.


Porém, essa área costuma ter uma rotatividade mais alta e as vagas são mais concorridas.


Por isso, um profissional com pouca experiência pode perder bastante tempo à procura da vaga ideal.


Hospital público


Os postos de trabalho em hospitais públicos são os mais presentes no País e a sua vaga pode ser garantida por meio de concursos públicos.


Ao contrário das demais áreas, o hospital público conta com uma remuneração relativa e uma estabilidade excelente.


No entanto, o combate à corrupção na saúde pública brasileira está longe do fim e isso ressalta alguns pontos negativos. 


Entre os principais pontos negativos, vale destacar a precariedade de insumos, colocando o farmacêutico hospitalar em dilemas, e um plano de carreira limitante.


Hospitais filantrópicos


Hospitais filantrópicos são contratados pelo Governo Federal para atender o público em geral e sua administração é feita por gestores fora da ala política. 


Deste modo, essa área pode ser considerada como um meio termo entre as duas outras opções.


Atualmente, o Brasil conta com quase 2 mil hospitais filantrópicos e por isso garante uma facilidade extra de vagas aos farmacêuticos. 


Fora isso, vale destacar que a administração mantém um alto nível de excelência, algo que garante bons salários, insumos e bons equipamentos.


Um ponto negativo desta área é a falta de divulgação de vagas. Sendo assim, para encontrar vagas em hospitais filantrópicos, é preciso acompanhar redes sociais ou ainda ligar de forma constante.


Faixa salarial


A faixa salarial de um farmacêutico hospitalar costuma variar de acordo com a área escolhida e sua experiência, sendo comum ver valores entre R$ 1.800 e 12.000.


Vale a pena se profissionalizar como farmacêutico hospitalar?


A especialização como farmacêutico hospitalar vale muito a pena por conta da possibilidade de chegar aos últimos anos antes da aposentadoria com um salário acima da média nacional.


Ou seja, caso você já esteja formado na área da saúde e desempenhe a sua função, é possível fazer a especialização e esperar pelo momento certo até ser um farmacêutico hospitalar.


Participe do nosso Canal no Telegram e acompanhe as novidades do mercado farmacêutico: Clique aqui para participar!


Gostou do artigo? Não deixe de compartilhar com seus amigos da área farmacêutica.


1.141 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page