De acordo com o Conselho Federal da Farmácia (CFF) e a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), é possível que farmácias em todo o Brasil possam começar a ajudar na vacinação contra a COVID-19.
As instituições, inclusive, já estão entrando em contato com o Ministério da Saúde para dar prosseguimento a esta estratégia.
O objetivo é aumentar a quantidade de postos para a vacinação da população em todas as cidades brasileiras. A ideia é que as 90 mil farmácias registradas de modo oficial sejam parte integrante do projeto.
Até o momento, aproximadamente 4.573 unidades com salas de imunização e 6.860 farmacêuticos em todo o país já se colocaram à disposição do Ministério representados pela Abrafarma para a realização da campanha.
O objetivo é utilizar modelos que já estão sendo colocados em prática e estão mostrando sucesso, como o Reino Unido, para conseguir aplicar todas as doses da imunização no menor tempo possível.
Segundo o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João, o número de estabelecimentos que se colocariam à disposição pode ser até maior com a autorização oficial.
“As vantagens para a prestação desse serviço em farmácias seriam a maior facilidade de acesso da população, com horários mais variados e estendidos, e a maior proximidade da residência dos pacientes”, disse.
Participe do nosso Canal no Telegram e acompanhe as novidades do mercado farmacêutico: Clique aqui para participar!
Fonte: Folha de S. Paulo.
Comments