top of page

Farmácias podem começar a implantar pagamentos via WhatsApp


Após o lançamento do sistema de pagamentos via WhatsApp no Brasil, no último dia 15, o mercado farmacêutico vem enxergando uma excelente oportunidade de implantar esta metodologia como um novo canal de vendas. 


Mesmo com uma facilidade maior de implantação para pequenas farmácias locais, as grandes redes não descartam a possibilidade de contar com mais um sistema de pagamento, que promete se tornar um dos principais do mercado em breve.


Para Fernando Ferreira, especialista em gestão comercial de empresas de varejo, a tendência de pagamentos utilizando o WhatsApp deverá ser global em pouco tempo.


“Além de agilizar as operações das farmácias, os deliveries vão ter mais autonomia de entrega e agilidade nos processos. Afinal, hoje em dia o motoboy precisa andar com troco ou máquina de cartão, o que muitas vezes, acaba inviabilizando uma operação ágil e eficiente”, disse.


Outro ponto relevante levantado por especialistas, está relacionado à fidelização do consumidor com o método de pagamento e farmácias que comecem a disponibilizar os pagamentos através do WhatsApp.


De acordo com a pesquisa levantada pelo portal Panorama Farmacêutico, o gestor da Coperfarma, Julio Ricardo Benitez, os testes para pagamento através do aplicativo de mensagens já foi iniciado.


“Já iniciamos alguns testes de utilização de pagamento via WhatsApp, mas as taxas de 3,99% por cada uma das vendas ainda acaba inviabilizando o processo, já que temos muitas empresas mais atrativas no mercado. Por isso, acredito que a aderência de pequenos negócios possa iniciar de maneira mais tímida”.


Mesmo assim, a aposta do setor farmacêutico segue grande, para o novo cenário de pagamentos através do WhatsApp.


Inclusive, o Brasil é o primeiro país a receber a novidade de pagamentos no aplicativo. Até o momento, são autorizados a comprar pelo sistema os correntistas das instituições: Banco do Brasil, Nubank e Sicredi.


Bloqueio de contas

Porém, uma das maiores preocupações de várias farmácias ao redor do Brasil, está relacionada ao bloqueio de contas, realizado pelo próprio aplicativo. 

Apenas no ano passado, mais de 500 farmácias tiveram seus números bloqueados, levando o caso, inclusive, à Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais a entrarem com uma ação judicial contra o Facebook para reaver o número dos comércios afetados. 


Participe do nosso Canal no Telegram e acompanhe as novidades do mercado farmacêutico: Clique aqui para participar!


Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/06/19/farmacias-devem-aderir-ao-pagamento-por-whatsapp/

49 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page