Após duas suspensões, o Governo Federal autorizou o reajuste de 5,21% sob os medicamentos em todo o território brasileiro no ano de 2020.
A autorização com foi publicada no dia 02/06 em uma edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU), em decisão da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).
De acordo com o conteúdo, as indústrias farmacêuticas já estão autorizadas a aplicar esse novo reajuste em todas as medicações desde o dia 31 de maio deste mesmo ano.
Seguindo uma linha tênue de reajuste, o valor máximo será o de 5,21%. Porém, de acordo com a composição e complexidade do medicamento, os ajustes que poderão ser aplicados poderão estar dentro da faixa de 3,23% e 4,22% respectivamente.
Entendendo a suspensão
Os reajustes dos medicamentos, definidos pela CMED em março de cada ano, com o objetivo de aplicação a partir de 1º de abril, teve um adiamento por conta do conjunto de ações que impactaram o setor de maneira direta.
Por conta da pandemia do coronavírus, a suspensão aconteceu de acordo com a Medida Provisória 933/2020, editada ainda no fim de março.
Participe do nosso Canal no Telegram e acompanhe as novidades do mercado farmacêutico: Clique aqui para participar!
Fonte: https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,apos-suspensao-governo-autoriza-reajuste-de-ate-5-21-nos-precos-dos-medicamentos,70003321701
Comments