top of page

O que é Rinite Medicamentosa?


A rinite é caracterizada pela inflamação das mucosas que revestem o nariz e pode ser dividida em duas categorias, alérgica e não alérgica. Induzida por drogas é um tipo de rinite não alérgica.


A rinite induzida por medicamentos, um tipo de rinite não alérgica, é uma inflamação/congestão recorrente não alérgica das mucosas nasais causada pelo uso de certos medicamentos.


Exemplos de agentes administrados por via oral que podem causar rinite induzida por drogas incluem inibidores da ECA, betabloqueadores, antagonistas dos receptores alfa adrenérgicos usados ​​no tratamento da hipertrofia benigna da próstata e inibidores seletivos da fosfodiesterase-5 usados ​​para tratar a disfunção erétil.


O medicamento agressor mais comum é a oximetazolina, um vasoconstritor tópico.


Com o uso diário regular, alguns pacientes podem desenvolver rinite medicamentosa em 3 dias, enquanto outros podem não ter evidência de congestão rebote após 4 a 6 semanas de uso.


A rinite e suas complicações são condições médicas importantes.


As reações adversas são muitas vezes difíceis de diagnosticar e avaliar.


Os efeitos adversos relatados incluem nervosismo, irritabilidade, taquicardia, palpitações, dor de cabeça e insônia.


O manejo envolve a descontinuação, redução gradual ou substituição do medicamento causador e, em alguns casos, pode justificar um curso curto de glicocorticóides para congestão grave.


Muitas vezes, um protocolo de redução gradual usando solução salina nasal ou doses diluídas de oximetazolina é usado para tentar diminuir a gravidade dos sintomas durante a descontinuação. Quer Dominar Farmacologia? Clique neste link e participe de um dos nossos cursos: https://www.incafcursos.com/cursos


123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page