top of page

OMS suspende definitivamente os testes com hidroxicloroquina


A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quarta feira a suspensão definitiva de todos os testes utilizando a hidroxicloroquina no combate à COVID-19.


A entidade anunciou a decisão em coletiva de imprensa, com base em dados de pacientes que utilizaram o componente em busca de um tratamento mais eficaz do quadro clínico, com base em diversos países.


Para Ana Maria Henao-Restrepo, chefe de departamento de pesquisa de vacinas da OMS, os testes não surtiram o efeito esperado para o tratamento em questão. 


“As evidências sugerem que a hidroxicloroquina, quando comparada com o tratamento em pacientes hospitalizados, acaba não ajudando na redução de mortalidade. E com base nessa análise, chegamos à conclusão de que interromper os estudos em torno deste componente é a melhor coisa a se fazer no momento”, disse.


Além disso, participaram dessa decisão o comitê executivo da OMS, o Comitê de Segurança e Monitoramento de Dados e Solidariedade, fazendo uma revisão interna do nível de segurança e efeitos colaterais que a hidroxicloroquina poderia trazer a longo prazo. 


Outro fator levado em consideração, está relacionada a publicação de pesquisas do Reino Unido, onde a suspensão da utilização da medicação, em 5 de junho, justificava que a falta de benefícios para a saúde, não compensava o risco da aplicação durante o combate ao COVID-19.


Participe do nosso Canal no Telegram e acompanhe as novidades do mercado farmacêutico: Clique aqui para participar!


Fonte: https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,oms-suspende-em-definitivo-os-testes-com-hidroxicloroquina,70003336189

175 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page