O orlistate, conhecido pelo nome comercial de Xenical, é um medicamento indicado para contribuir com a redução de peso e é usado como terapia complementar à obesidade por impedir a absorção de gorduras no intestino.
O orlistate age inibindo reversivelmente as lipases gástricas e pancreáticas. Estas lipases têm um papel importante na digestão da gordura dietética. Eles trabalham quebrando os triglicerídeos em ácidos graxos livres absorvíveis e monoglicerídeos.
O orlistate liga-se covalentemente aos resíduos de serina dos sítios ativos das lipases e os inativos.
A inativação das lipases impede a hidrólise dos triglicerídeos e, portanto, os ácidos graxos livres não são absorvidos.
A ação primária do orlistate é a inibição local da lipase no intestino.
A gordura não digerida e não absorvida é excretada pelas fezes.
Em estudos, a maioria dos pacientes que usaram orlistate por até quatro anos de tratamento manteve os níveis de vitaminas A, D, E, K e de
betacaroteno dentro de suas faixas de normalidade.
No entanto, em alguns pacientes, o orlistate pode potencialmente prejudicar a absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K).
O medicamento diminui o aproveitamento de vitaminas lipossolúveis e de outras também, pois acelera o movimento intestinal, diminuindo o tempo de ação de captação dos nutrientes.
Em virtude de as vitaminas A, D, E e K serem lipossolúveis, o orlistate pode causar deficiência dessas vitaminas que devem ser suplementadas.
No entanto, para assegurar nutrição adequada, o uso suplementar de polivitamínico pode ser considerado desde que a deficiência de vitaminas seja constatada por meio de exames laboratoriais.
Se um suplemento multivitamínico for recomendado, deve ser tomado pelo menos duas horas depois da administração deste medicamento ou na hora de dormir.
Quer dominar farmacologia e ter maior segurança em seu atendimentos? Clique neste link e participe de um dos nossos cursos: https://www.incafcursos.com/cursos
Comments