Segundo o anúncio realizado pelo Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, nesta segunda-feira (11), todos os estados do País devem receber as vacinas contra o coronavírus em até três ou quatro dias após a liberação oficial da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
"A vacina vai começar no dia D, na hora H no Brasil. No primeiro dia que chegar a vacina, ou que a autorização for feita [pela Anvisa], a partir do terceiro ou quarto dia já estará nos estados e municípios para começar a vacinação no Brasil. A prioridade está dada, é o Brasil todo. Vamos fazer como exemplo para o mundo", afirmou.
Inclusive, o Ministério da Saúde já havia informado em outra oportunidade de que as doses da vacina serão distribuídas única e exclusivamente pelo sistema do SUS (Sistema Único de Saúde), em todos os estados de maneira simultânea.
Em entrevista concedida em Manaus, o ministro informou que se as vacinas que já estão em análise pela Anvisa forem aprovadas no prazo previsto de até dez dias corridos (a contar da data de entrega dos documentos), a vacinação poderia começar dia 20 de janeiro.
Apesar do calendário oficial de vacinação ainda não ter sido divulgado, profissionais de saúde e pessoas acima de 60 anos devem ganhar prioridade de vacinação.
Entretanto, o ministro afirmou que cada estado terá um plano próprio de vacinação e que os municípios já devem estar preparados para o início imediato da campanha.
Fonte: Folha de S. Paulo
Comments